MENU
Câmara enaltece evento que transformou Ponta Porã na Capital da Integração da fronteira
O Presidente da Casa de Leis fez questão de destacar e agradecer ao apoio dos colegas parlamentares
Por Giovani Cezar
Publicado em 29/10/2025 22:48
Politica
Agnaldo Pereira Lima acrescentou em sua fala um agradecimento especial aos servidores da Casa de Leis

Por meio do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Agnaldo Pereira Lima, os vereadores enalteceram, na manhã de quarta-feira, 29 de outubro, durante sessão ordinária, o momento histórico vivenciado pela fronteira nos dias 27 e 28 de outubro, quando foi realizada a Audiência Pública do Parlamento do Mercosul.

O parlamentar fez um pronunciamento, durante a sessão, agradecendo à participação de brasileiros e paraguaios para que o evento se tornasse o sucesso esperado. Segundo ele, Ponta Porã se transformou na Capital da Integração da Fronteira.

“Hoje é um dia histórico para o Legislativo de Ponta Porã e para toda a nossa fronteira. Nos dias 27 e 28 de outubro, realizamos, com grande êxito, a Reunião do Parlamento do Mercosul (Parla-Sul) e o Encontro das 13 cidades que compõem o Acordo de Localidade Fronteiriça Vinculada — um marco político, institucional e social que reafirma o papel de Ponta Porã como capital da integração fronteiriça. Foram dias intensos de trabalho, diálogo e construção coletiva. Prefeitos, presidentes de câmaras e representantes de diversas cidades brasileiras e paraguaias se reuniram em nossa cidade para debater temas que transcendem fronteiras e impactam diretamente o futuro dos nossos povos”.

Agnaldo Pereira Lima avaliou os resultados do evento: “Deste encontro, saíram encaminhamentos concretos e históricos, e é com orgulho que registro alguns deles para os anais desta Casa: A eleição de Ponta Porã como cidade líder da Rede de Localidades Fronteiriças Vinculadas, que reúne as 13 cidades participantes. Essa rede terá o papel de articular ações conjuntas, buscar melhorias nos mecanismos de arrecadação e defender os interesses comuns dos municípios que compõem o acordo fronteiriço; A defesa conjunta da implantação do Aeroporto Binacional Ponta Porã–Pedro Juan Caballero, um projeto estratégico que vai consolidar a integração econômica e logística da fronteira; O fortalecimento da Rota Bioceânica por Ponta Porã, que abrirá novas portas para o comércio, o turismo e o desenvolvimento regional sustentável; E o compromisso firmado com o saneamento básico no município de Pedro Juan Caballero, reconhecendo que o desenvolvimento verdadeiro só existe quando alcança ambos os lados da fronteira”.

Segundo ele, “outro encaminhamento de extrema importância foi a entrega da Carta de Ponta Porã — documento oficial que sintetiza as decisões e propostas do

encontro. Essa carta foi entregue primeiramente ao embaixador do Brasil no Paraguai, o primeiro representante do governo federal a recebê-la, e que se comprometeu a levar o tema ao Ministério das Relações Exteriores – Itamaraty. Na sequência, a Carta também foi entregue oficialmente ao senador Nelson Trad, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Congresso Nacional, que presidiu a sessão do Parla-Sul em Ponta Porã e garantiu que o documento será tratado com prioridade no âmbito do Senado Federal”.

Agnaldo Pereira Lima informou ainda que “amanhã, no Hotel Mabu Termas, em Foz do Iguaçu, durante um evento oficial do governo federal, a Carta de Ponta Porã será entregue ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, fortalecendo o compromisso institucional do governo brasileiro com o desenvolvimento das fronteiras. Essas resoluções não são apenas promessas: são vitórias do diálogo, da união e da capacidade de articulação dos nossos representantes locais, regionais e internacionais”.

GRATIDÃO AOS VEREADORES E PREFEITO

O Presidente da Casa de Leis fez questão de destacar e agradecer ao apoio dos colegas parlamentares: “quero registrar, com enorme gratidão e respeito, a atuação firme dos 17 vereadores de Ponta Porã, que têm me acompanhado com lealdade, compromisso e espírito público. E estendo essa mesma homenagem aos 12 concejales que compõem a Junta Municipal de Pedro Juan Caballero, que, da mesma forma, atuaram com intensidade, responsabilidade e espírito propositivo. O trabalho conjunto entre os dois Legislativos foi fundamental para o êxito desse grande evento. Fica aqui o meu reconhecimento a todos esses parlamentares, brasileiros e paraguaios, que mostraram, com atitudes concretas, que a fronteira é um espaço de integração, não de separação”.

Ele destacou também o apoio do Prefeito Eduardo Campos: “agradeço também ao prefeito Eduardo Campos, pela parceria institucional, pela abertura ao diálogo e pela disposição em trabalhar lado a lado com esta Casa. Quando Executivo e Legislativo caminham juntos, quem ganha é o povo de Ponta Porã”

SERVIDORES

Agnaldo Pereira Lima acrescentou em sua fala um agradecimento especial aos servidores da Casa de Leis: “não posso deixar de render uma homenagem especial aos servidores da Câmara Municipal de Ponta Porã. No dia 28 de outubro, celebramos o Dia do Servidor Público, e quero, nesta sessão, deixar registrada a minha mais profunda admiração e respeito por cada um de vocês. Vocês são o coração que faz o serviço público pulsar todos os dias. São a base silenciosa, dedicada e comprometida que garante o funcionamento desta Casa, o atendimento à população e a execução de cada projeto que

beneficia nossa cidade. Quero parabenizar a todos os servidores públicos, não apenas pelos esforços durante o Parlasul, mas pelo exemplo diário de responsabilidade, ética e amor ao trabalho. Ser servidor é servir à coletividade — e isso exige vocação, paciência e espírito público. Vocês representam o melhor do nosso município e têm o reconhecimento desta Presidência e de toda a Câmara”.

No final do pronunciamento, o Presidente da Câmara Municipal afirmou que “a audiência pública do Parlasul em Ponta Porã não foi apenas uma reunião. Foi a prova de que esta cidade é protagonista na integração latino-americana. Foi um capítulo novo na história da nossa fronteira, que começa a ser escrita com a força do nosso povo e com a liderança de um Legislativo atuante, presente e comprometido com o futuro. Ponta Porã mostrou que é capaz de unir nações, de inspirar parcerias e de projetar soluções que nascem daqui, da vontade e da coragem de quem acredita que a política pode e deve transformar realidades. Que este registro fique nos anais desta Casa como testemunho de um tempo em que o Legislativo de Ponta Porã foi voz, ponte e motor da integração regional”.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online