MENU
Mesmo com forte neblina, 1º dia de festa do Arraiá da Interamericana reúne mais de 15 mil pessoas
Mais do que uma festa universitária, o evento que está em sua 13ª edição representa a integração cultural entre Brasil e Paraguai.
Por Giovani Cezar
Publicado em 27/06/2026 21:54
Cultura

Ponta Porã (MS) – Nem a forte neblina registrada na noite desta sexta-feira (27) afastou o público do primeiro dia do Arraiá da Interamericana, uma das festas mais tradicionais e esperadas da região de fronteira. Em sua 13ª edição, o evento reuniu alunos, familiares, visitantes, comerciantes e moradores do Brasil e do Paraguai, consolidando-se como uma grande celebração da cultura fronteiriça.

Considerada a segunda maior festa junina da região, ficando atrás apenas da tradicional festa junina de Jateí, o Arraiá da Interamericana reúne nos dois dias de festa mais de 30 mil pessoas. O evento se tornou um ponto de encontro entre gerações, famílias e nacionalidades. A programação mistura comidas típicas, música, dança, brincadeiras, apresentações culturais e a presença de empreendedores locais, fortalecendo o sentimento de pertencimento entre os dois lados da fronteira e fortalecendo o comércio da região.

O comerciante conhecido como Frank Drink, que também se apresentou como futuro aluno da universidade, destacou que o evento ajuda a impulsionar pequenos negócios. Para ele, a festa representa uma chance de renda, visibilidade e valorização do empreendedorismo local.

“Esse tipo de festa dá um bom alavancamento para o comércio. A gente precisa de mais eventos assim. Obrigado a essa faculdade por nos dar uma grande oportunidade, não só de fazer dinheiro, mas de demonstrar o que a gente é capaz de fazer na fronteira”, afirmou.

O sentimento do público era de aprovação. Luana Romero, que já conhecia o Arraiá e voltou para acompanhar mais uma edição, destacou o ambiente de confraternização e a oportunidade de estar próxima da universidade. A jovem também demonstrou interesse em estudar Medicina, reforçando o vínculo que a festa cria entre a instituição e futuros alunos.

A visitante Roberta que é de Tefé, no Amazonas, contou que pretende cursar Direito em Mato Grosso do Sul. Para ela, o Arraiá foi uma oportunidade de conhecer melhor o ambiente universitário e participar de uma festa tradicional da região.

Para Carlos Bernardo, CEO do Grupo Monarca, o Arraiá da Interamerican cumpriu sua missão no 1º dia de festa e promete muito mais para este sábado (28). “Este é um momento muito especial para a nossa região. A fronteira tem uma identidade própria, uma cultura viva, construída pela união dos povos brasileiro e paraguaio. O Arraiá da Interamericana celebra essa história, reúne famílias, movimenta a economia e mostra a força da nossa comunidade”, destacou Carlos Bernardo.

Para a preparação da festa, equipes da universidade e voluntários se mobilizaram para receber o público com estrutura, decoração e programação especial. Sara Regina Messias, que participou da organização, afirmou que ver o resultado pronto foi emocionante.

“Foi tudo muito mágico. Ver cada detalhe sendo preparado com muito carinho, com muito amor e entusiasmo, e depois ver toda a universidade e o pessoal da fronteira adorando e curtindo a noite, é muito gratificante. A gente fica muito emocionada”, contou.

Mais do que uma festa universitária, o evento que está em sua 13ª edição representa a integração cultural entre Brasil e Paraguai. mostrando que a cultura fronteiriça continua viva, reunindo sotaques, histórias, sabores e famílias em uma grande festa que ultrapassa os muros da universidade e se consolida como patrimônio afetivo da região.

Por Mayara de Sá Chaves

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online